CNPJ

CNPJ N° 84.470.178/0001-96

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AGB MANAUS: BREVE HISTÓRICO.

Foto: Breve Histórico da AGB Manaus. 1987. Autor: M. Bechman, 2015.

ASSOCIAÇÃO DE GEÓGRAFOS BRASILEIROS – AGB SEÇÃO MANAUS: BREVE HISTÓRICO.

Por:  Geóg. Falcão Vasconcelos

Desde os idos de 1978, quando do memorável 3º Encontro Nacional de Geógrafos, realizado no mês de julho em Fortaleza-CE, que cogitava-se a instalação da AGB em Manaus.

Nesta época ainda não existia o Curso de Geografia na Universidade do Amazonas, o qual foi iniciado só em 1981. Mesmo assim, procurou-se difundir a AGB e sua importância para o desenvolvimento da ciência geográfica e organização dos profissionais nessa área do conhecimento.

Em 1982 com o amadurecimento da idéia e o surgimento de condições mais objetivas, tratou-se de constituir as comissões necessárias para a realização da assembléia de criação da AGB/Manaus.

Além dos incentivos e orientações transmitidas pelas gestões anteriores, a direção nacional da entidade muito incentivou e orientou para os encaminhamentos necessários e, em junho de 1982 foi realizado ato de instalação da Associação de Geógrafos Brasileiros – AGB – Seção Manaus, tendo sido aprovado o regimento interno com base nos Estatutos do da Entidade.

No mês de julho de 1982 durante o 3º Encontro Nacional de Geógrafos, realizado em Porto Alegre (RS) foi realizado a Assembléia Geral Ordinária da Entidade, no final foi homologado o funcionamento da seção Manaus e da qual participaram dois representantes nossos.

Daí em diante a AGB/Manaus passou a conquistar o seu espaço de atuação a nível local, e com toda sua modéstia e atuação discreta, hoje com cinco anos de existência é uma entidade respeitada e reconhecida no seio da categoria e da coletividade.

A nível nacional a AGB/Manaus tem se feito representar em praticamente todos os eventos da entidade e em muitas das Reuniões da Gestão Coletiva sempre dando a sua contribuição e apoio na consolidação dos laços de união entre direção e seções locais no processo de fortalecimento da Entidade.

A nível local, a AGB-Manaus tem nesses cinco anos de existência participado de muitas atividades desenvolvidas quer por outras entidades ou mesmo por sua própria iniciativa. Tem sido convidada a participar e colaborar na organização de eventos como foi o caso do Seminário sobre Solo Urbano (A Manaus da Gente), promovido pela Arquidiocese de Manaus em 1986.

Num rápido balanço pode-se enumerar os seguintes eventos organizados pela AGB-Manaus; entre as principais atividades desenvolvidas pela Entidade:

1 – Primeira Semana de Geografia do Amazonas – 1984.

2 – Atividade de extensão: “Geografia, Geomorfologia e Sociedade -1984” (conjuntamente com a Universidade do Amazonas).

3 – Atividade de extensão: “Formação do Geógrafo-Professor e Ensino de 1º e 2º graus” – 1984 (conjuntamente com a Universidade do Amazonas).

4 – Atividade de extensão: “A Prática de Cartografia em Geografia” – 1984 (conjuntamente com a Universidade do Amazonas).

5 - Viagem de estudo com alunos de 2º grau, à área de produção de juta na Ilha do Baichio (Iranduba-AM) – 1985.

6 - Primeiro Encontro de Professores de Geografia de Manaus – 1986.

7 – Segunda Semana de Geografia do Amazonas – 1986.

8 – Atividade de extensão: “Geografia, Habitação e Produção de Moradias”- 1986 (conjuntamente com a Universidade do Amazonas).

9. Painel/Debate entitulado: ”Energia e Ecologia: O Caso de Balbina (AM) – (atividade comemorativa ao dia do Geógrafo, realizado em 29/05/1987).

Manaus - junho – 1987
Falcão Vasconcelos