CNPJ

CNPJ N° 84.470.178/0001-96

sábado, 29 de dezembro de 2012

AGB MANAUS É RECEBIDA POR DEP. LUIZ CASTRO NA ALEAM

Foto: Congraçamento da Diretoria Executiva da AGB Manaus com o Dep´. Luiz Castro (PPS).

Neste 28 de Dezembro, ás 9h a Diretoria da AGB Manaus foi recebida pelo Deputado Estadual Luiz Castro (PPS) em seu gabinete na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas - ALEAM, estando presentes os Geóg. Mauro Bechman, Geóga. Adriana Bindá e André de Moraes, juntamente com a assessoria do Dep. Luiz Castro, o Prof. Mauro Jansem.
 
Na oportunidade em diálogo amistoso, o Deputado destacou a importância da Associação e do profissional geógrafo nas discussões dos temas da ordem do dia, tendo em vista, as demandas para o Meio Ambiente, a Geoeconomia e a participação da sociedade civil organizada na definição dos rumos da sociedade amazonense.
 
O deputado colocou-se á disposição da AGB Manaus e para Maio de 2013 sua assessoria trabalhará em conjunto com a AGB Manaus para uma sessão especial em homenagem aos profissionais geógrafos e geógrafas no Amazonas, além das possibilidades futuras de parcerias. O encontro veio a ratificar a importância da associação na construção da cidadania no Amazonas e fechar a programação da Associação neste ano de 2012 com otimismo e boas perspectivas para o ano de 2013.
 
 
Saudações Geográficas!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AGB MANAUS: REUNIÃO NA ALEAM



Convocamos a todos os membros da Diretoria Executiva da AGB Manaus para Reunião, conforme solicitação do Dep. Estadual Luiz Castro (PPS) conforme os dados:

EVENTO: REUNIÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO - ALEAM
DATA: 28.12.2012 (Sexta-feira) HORA: 9h LOCAL: Gabinete do Dep. Luiz Castro (PPS).
PAUTA: Congraçamento da Associação nos 30 Anos de Existência.

Saudações Geográficas!

 
Geóg. MSc. Mauro Jeusy Vieira Bechman
Diretoria da AGB Manaus

domingo, 23 de dezembro de 2012

AGB MANAUS: BOAS FESTAS!

Foto: Praça do Congresso Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
 
 
 
A DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO DE GEÓGRAFOS BRASILEIROS – AGB MANAUS DESEJA A TODOS SEUS ASSOCIADOS E SEUS FAMILIARES E A TODA COMUNIDADE AMAZONENSE, SINCEROS VOTOS DE UM NATAL NA PAZ E DE UM 2013 CHEIO DE PROJETOS E DE ESPERANÇAS RENOVADAS A PARTIR DO COMPROMISSO COM O DESEJO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E UM MUNDO EFETIVAMENTE SEM FRONTEIRAS.
SÃO OS VOTOS DE TODA A DIRETORIA DA AGB MANAUS!


Geóg. MSc. Mauro Jeusy Vieira Bechman

DIRETORIA GERAL PROVISÓRIA DA AGB MANAUS

Associação de Geógrafos Brasileiros é homenageada na sede do Crea-AM


Foto: ASCOM - CRE-AM, 2012.


Atualizada em 19/12/2012 - 17:51h
Transcrição de texto integral.

A Associação de Geógrafos Brasileiros – AGB secção Manaus, completa nesta quarta-feira, 19, 30 anos de existência na capital amazonense. Para celebrar a data uma homenagem foi realizada na sede do Conselho, no auditório Arly Barbosa Coutinho com representantes da entidade.
A homenagem se estendeu a pessoas contribuíram ao longo da história para que a associação chegasse onde está atualmente, é o caso de José Max Dias Figueira, que foi presidente da AGB entre os anos de 1990 e 1994, para ele a importância da entidade está nas discussões na qual se enquadra. “É uma das associações mais importantes para sociedade principalmente quando discute espaço urbano, ocupação social do solo, mobilidade urbana, ou seja, o geógrafo pode estar em todas essas discussões, além dos temas relacionados a questão ambiental”.

Foto: ASCOM - CREA-AM, 2012.


Para Mauro Bechman, Diretor Geral da AGB secção Manaus, além da homenagem o evento também é a oportunidade de estreitar relações com o Conselho. “Estivemos aqui para comemorar e congratular todos os membros dessa associação que hoje completa, exatamente, 30 anos e laureamos alguns dos nossos profissionais que aguerridamente lutaram pela associação ao longo dessa história. E fortalecer os laços com o Sistema CONFEA /Crea, além de projetar um ano novo de sucesso, de consolidação do trabalho do geógrafo no espaço amazônico”. Ele ainda destacou os desafios que estão sendo enfrentados. “Temos o desafio do meio ambiente, o das geotecnologias, o desafio da interpretação desse momento de produção do espaço geográfico, a urbanização, então são temas da ordem do dia e que os préstimos do geógrafo se fazem necessário”.
“Com a eclosão da questão ambiental, a partir da Eco 92, o profissional de geografia voltou a ser valorizado, por que é ele que tem uma sensibilidade muito grande na relação do homem com a natureza”, afirmou Ricardo José Batista Nogueira, representante da UFAM no evento.
Desde 1982 a AGB trabalha em defesa dos direitos dos profissionais geógrafos e do ensino da Geografia. Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Ambiental, Geotecnologias e Geoprocessamento são os pilares da atuação profissional.
Fonte: Ascom Crea-AM www.crea-am.org.br

sábado, 15 de dezembro de 2012

AGB MANAUS: 30 ANOS DE HISTÓRIA - HOMENAGEM NA ALE 2006

Foto: Plenário Ruy Araújo. ALEAM. Autor: Assessoria de Imprensa ALEAM, 2006.

No dia 29 de Maio de 2006 ás 13h na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas - ALEAM, foram homenageados em Sessão Especial alusiva ao Dia Nacional do Geógrafo, geógrafos cuja contribuição fora fundamental para o desenvolvimento da Geografia no Amazonas. A iniciativa foi do Curso de Geografia do Centro Universitário do Norte -Uninorte - na oportunidade, coordenado pelo Geóg. Mauro Jeusy Vieira Bechman e, tendo como coordenador do evento o Geógrafo João Paulo Vieira de Oliveira.
 
Foto: Da esquerda para a direita - Geóg. Paulo Custódio, Geóg, José Aldemir de Oliveira, Dep. Belarmino Lins, Geóga. Marria Amélia de Alcântara Freira e Geóg. Ricardo José Batista Nogueira. Autor: Assessoria de Imprensa. ALEAM, 2006.
 
Participaram da Sessão Especial entidades como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Centro Acadêmico de Geografia da UFAM (CEGEO), além da Diretoria Executiva da AGB Manaus e estudantes do curso de Geografia do Uninorte.
 
Foto: Recebimento das Placas em Homenagem aos Geógrafos. Autor: Assessoria de Imprensa. ALEAM, 2006.
Foram laureados com Placas de Reconhecimento os geógrafos Geóg. José Aldemir de Oliveira, Geóg. Ricardo José Batista Nogueira, Geóg. Paulo Custódio e Geóga. Maria Amélia de Alcântara Freire. A solicitação de sessão especial partiu do então Deputado Estadual Eron Bezerra (PC do B) ao qual agradecemos importante lembrança na história da AGB Manaus.
 
Saudações Geógraficas!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AGB MANAUS: PARABENIZA GEOGRAFIA DA UEA


Foto: Largo de São Sebastião. Manaus. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.


O Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA é um dos melhores cursos do Brasil de acordo com os resultados do ENADE de 2011, obtendo o conceito máximo 5.0. Isto só nos orgulha e enobrece, tendo em vista, o curso ganhando uma dimensão de credibilidade nacional e já sendo considerado uma referência regional.
Tal posição se constitue no reconhecimento do empreendimento do corpo docente do curso de Geografia e da aplicabilidade e comprometimento de seus acadêmicos que pela juventude e militância constróem a Geografia no Amazonas.
O Curso de Geografia no Amazonas vem dando bons resultados ao longos destes últimos 10 anos, com conceitos máximos para a Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Conceito MB (Muito Bom) em 2005 para o curso de Geografia no Centro Universitário do Norte - UNINORTE, num tempo em que a Metodologia de Avaliação Instituicional do Ministério da Educação contava essencialmente com a Avaliação in loco nas instituições de ensino.
Nos irmanamos no garbo e na alegria ao saber que os geógrafos e geógrafas realizam um
trabalho de excelência no Amazonas e cujos resultados começam a surgir como um lúcido brinde aos pensadores, militantes e construtores do espaço geográfico.
Abram o Champagnhe e ergamos um brinde!
Saudações Geográficas!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AGB MANAUS: 30 ANOS - HOMENAGEM

A Associação de Geógrafos Brasileiros - AGB Seção Manaus estará celebrando seus 30 Anos de Existência com uma solenidade em honra de seus associados e de todos os profissionais e amantes da Geografia, no dia 19 de Dezembro ás 16h no Auditório do Conselho de Engenharia e Agronomia - CREA/AM em que receberão Medalhas Comemorativas importantes geógrafos e geógrafas que fizeram parte da rica História desta entidade.
EVENTO: HOMENAGEM AOS 30 ANOS DA AGB MANAUS
Data: 19.12.2012 (Quarta-feira)
Hora: 16h
Local: Auditório do CREA/AM
Rua Costa Azevedo, 174 Centro.
É sem ressalvas, um momento de alegria e vitória para todos aqueles que tem a Geografia como sua profissão de vida e fé num mundo sem fronteiras, mais justo e digno.
Saudações Agebeanas!